UniFG sedia I Copa de Karatê Nilson Viana

Publicado em 9 de setembro de 2018.


A Associação de Karatê Tigre promoveu, neste domingo (9), no Centro Poliesportivo Mosquito, no campus UniFG, a I Copa de Karatê Nilson Viana. Participaram da competição 15 escolas que oferecem treinamento em artes marciais japonesas (Dojos) da região.

A competição contou com atletas das cidades de Guanambi, Caetité, Condeúba, Mortugaba, Jacaraci e Jequié na Bahia, além de Espinosa, do Norte de Minas Gerais. A I Copa de Karatê Nilson Viana durou 8h, com disputas de várias categorias.

Apesar de ter um cunho competitivo, a I Copa de Karatê, segundo os organizadores, é um evento preparatório interno para competições oficiais. O coordenador de arbitragem e professor de Karatê (Sensei), Nilson Viana, destacou a importância da modalidade, que irá estrear como esporte olímpico na olimpíadas de Tóquio 2020.

Na Acadêmia Dojo de Guanambi, do Prof. André Sniper, os dez inscritos conquistaram medalhas. Destaque para Ana Clara Pereira (9 anos), ouro em Kata (sequência de movimentos – técnica de ataque e defesa sem luta) e ouro em kumite (luta/combate). também foi destaque Ana Clara Neves (9 anos), ouro em Kata (divisão especial faixa roxa, marrom e preta), Prata em kata (divisão de faixa verde) e Bronze em kumite.

Pablo Dourado, atleta de 15 anos, patrocinado pela UniFG, explica o quanto o incentivo através do patrocínio tem sido significativo para sua carreira esportiva e social. “Com o apoio da UniFG eu consigo participar de campeonatos fora de Guanambi”, afirmou o atleta, que foi campão baiano e mineiro no Kata 2017 e 2018, respectivamente.

A acadêmia Dojo de Espinosa, foi a equipe que conquistou mais medalhas de ouro e levou para cidade mineira o troféu Nilson Viana, destaque para a atleta sub-10 Emily que conquistou duas medalhas de ouro no Kata e Kumite.