Institucional


Sobre a FG


A UniFG – Centro Universitário – nasceu como resposta a uma demanda que se estendeu historicamente no município de Guanambi e ultrapassou os seus limites. Uma demanda que marcou as agendas sociais e políticas de parte significativa da população dos municípios situados na região do semiárido baiano, movimentando articulações nos campos mais diversos das forças políticas locais, e redesenhando o cenário do ensino superior no interior da região Nordeste do Brasil.

Inicialmente credenciada como Faculdade Guanambi, mantida pelo Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG) – a instituição já nasceu, em 2002, com a vocação de servir não apenas ao município de quem leva o nome, mas a outros tantos situados em toda a Bahia e Norte de Minas Gerais, representando uma das mais importantes convergências já experimentadas na história local, sendo profundamente identificada com o crescimento e a prosperidade da região, como instrumento acessível e necessário aos estudantes, ao mercado, às organizações da sociedade civil, aos atores políticos e demais instituições públicas e privadas.

Marco determinante nesta trajetória de crescimento foi a migração da instituição para Centro Universitário, que ocorreu em 2017, após cumpridas todas as etapas exigidas pelo Ministério da Educação (Mec), que incluíram a visita de uma comissão especial de avaliadores, apreciação do parecer dos avaliadores no Conselho Nacional de Educação (CNE) e assinatura da Portaria 1.580, de 22/12/2017, pelo Ministro da Educação, finalizando um processo em que, a agora UniFG, obteve nota máxima em todas as dimensões em que foi avaliada.

Estendendo o olhar ao horizonte, compreendendo a UniFG num contexto de cidade do interior baiano, sertão nordestino, outra inflexão importante se impõe. Diz respeito à posição que a região Nordeste, em especial o território delimitado como semiárido, passa a assumir na agenda do Brasil. Nunca é demais lembrar o caráter assimétrico do desenvolvimento brasileiro, que ajudou a produzir fortes distorções regionais, colocando as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste muito aquém do Centro-Sul brasileiro, quando verificados indicadores sociais, econômicos e políticos.

Nesse contexto, a UniFG – Centro Universitário – se propõe a ser uma instituição promotora do desenvolvimento regional, estando em consonância com o projeto regional e nacional de desenvolvimento social, econômico e político. Os cursos de graduação e pós-graduação (latu sensu e stricto sensu) têm suas respectivas ênfases de formação voltadas às necessidades regionais e locais, projetando o perfil do egresso como alvo da formação de atores sociais, econômicos e políticos que respondam às necessidades da região.

A UniFG tem como clara missão formar cidadãos e profissionais comprometidos com a democracia e com a cidadania, capazes de transformar a sociedade, desenvolvendo o conhecimento e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. A instituição atende não somente ao município de Guanambi, mais abrange dezenas de municípios situados nas microrregiões da Serra Geral, Médio São Francisco, Oeste e Sudoeste da Bahia e o extremo Norte de Minas Gerais.

Graduação – Na graduação são ofertados cursos presenciais nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Engenharias. Todos os cursos foram autorizados e/ ou reconhecidos pelo Mec com conceitos acima da média das instituições privadas da região. Como parte do tripé ensino, pesquisa e extensão, a UniFG disponibiliza, aproximadamente, 70 unidades concedentes de estágios, todas devidamente conveniadas. O estágio supervisionado, presente no currículo regular de todos os cursos oferecidos pela instituição, contribui para o desenvolvimento do processo de formação profissional, envolvendo competências indispensáveis ao perfil do egresso, bem como ferramenta para desenvolver no estudante o compromisso profissional.

As áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Engenharias também são contempladas nos cursos de pós-graduação latu sensu, oferecidos pela UniFG. São mais de 30 cursos em andamento em Guanambi, Vitória da Conquista, Itabuna, Aracaju/ SE, Maceió/ AL e Fortaleza/ CE.

Única instituição do interior das regiões Norte e Nordeste a oferecer o curso de Mestrado em Direito, a UniFG – Centro Universitário – vem se consolidando, também, como referência em Mestrado na região. Credenciado em 2015, desde o segundo semestre de 2017 o Mestrado em Direito recebeu bolsas do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Pesquisa e Extensão – Avançando nas questões que tocam na formação acadêmica e profissional de seus discentes, a UniFG tem como um dos seus objetivos educacionais implementar a Política Institucional de apoio a Pesquisa Científica/Tecnológica e Extensão, com o intuito de apresentar um conjunto de estratégias que incentivem pesquisas e projetos científicos/ tecnológicos, além de reforçar por meio da extensão, o compromisso social na superação das distâncias entre os saberes científico e popular.

Nesse contexto, em 2014, a FG constituiu um centro de referência técnico, socioeconômico, jurídico, ambiental e da saúde, denominado Observatório UniFG do Semiárido Nordestino. A formação do Observatório tem caráter interdisciplinar, abarcando cursos como Arquitetura e Urbanismmo, Biologia, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Geografia, Gestão da Tecnologia da Informação, História, Serviço Social, Psicologia, dentre outros.

A produção de conhecimentos via diagnósticos socioespaciais, articulando projetos de extensão com disciplinas nos vários cursos de graduação e pós-graduação da UniFG, vem auxiliar direta e indiretamente a adoção de intervenções públicas e privadas, contribuindo decisivamente para a melhora do ambiente urbano e rural.

Como estratégia de comunicação e difusão dos resultados das pesquisas feitas por meio de seus pesquisadores e de outras instituições, a UniFG possui dois periódicos científicos que visam o difundir o conhecimento científico e a inovação tecnológica nas diversas áreas do conhecimento. Trata-se da Revista de Direito da Faculdade Guanambi e da Revista FG Ciência.

Em se tratando de prestação de serviços à comunidade, a FG oferta os mais diversos, em sua maioria gratuitos ou subsidiados, por meio do Laboratório de Análises Clínicas UniFG, que realiza cerca de 3.400 exames por mês. Desde sua criação, já foram beneficiados projetos sociais como comunidades, escolas públicas, Unidades Básicas de Saúde, Lar dos Idosos, além de parceria com a Prefeitura Municipal de Guanambi.

 

Tel: (77) 3451-8400