Institucional


Sobre a FG


A Faculdade Guanambi está localizada no interior da Bahia, no município de Guanambi, região da Serra Geral. Ao longo dos últimos 14 anos, consolidou-se como referência para as microrregiões do Médio São Francisco e para cidades do Sudoeste, Oeste da Bahia e Norte de Minas Gerais. Todo este território possui mais de 100 municípios e abriga uma população estimada em cerca de três milhões de habitantes.

Neste contexto, o Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), mantenedora da Faculdade Guanambi, nasceu como resposta a uma demanda que compreende a cidade como polo potencial para a educação superior e todos os seus rebatimentos no campo do ensino, pesquisa e extensão, do debate ampliado das políticas públicas, do desenvolvimento econômico, da inclusão social, da sustentabilidade ambiental e todas as particularidades cruciais no delineamento do destino deste território e sua gente.

Trajetória da Instituição

Credenciada como Instituição de Ensino Superior pela Portaria 3.081, de 07 de novembro de 2002, tendo seu Regimento aprovado através da Portaria 2.168, de 17 de junho de 2004, a criação do CESG pode ser considerada um dos mais importantes marcos históricos do município de Guanambi.

A instituição faz parte de uma política de inserção da educação superior no contexto regional, redesenhando o percurso educacional do interior da Bahia. Sua trajetória foi marcada por constantes desafios, desde a instalação da primeira sede, com os cursos iniciais, até a implantação de novos cursos em nível de graduação e pós-graduação (latu e stricto sensu), contratação de novos profissionais, desenvolvimento de ações sociais, construção das instalações próprias e inauguração de diversos serviços disponibilizados gratuitamente à população.

Propondo-se a oferecer um ensino de qualidade, a Faculdade Guanambi sempre prezou pela excelência dos cursos oferecidos. Seja por investimentos em infraestrutura ou pela qualificação do corpo técnico e do corpo docente, o foco da instituição sempre foi ofertar à região um Ensino Superior com o mais alto padrão de qualidade, fomentando, também, a pesquisa e a extensão em todos os seus níveis.

Os resultados dos investimentos em infraestrutura e corpo docente qualificado podem ser percebidos nas avaliações feitas pelo Ministério da Educação relativas aos cursos oferecidos pela Faculdade Guanambi. Todos foram autorizados e/ou reconhecidos com excelentes conceitos, o que atesta o compromisso que a instituição tem para com a missão de oferecer um ensino que corresponda às expectativas nela depositadas.

Os cursos oferecidos nas áreas de Saúde, Ciências Humanas, Ciências Agrárias, Ciência Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologia oferecem à população da região semiárida baiana a oportunidade de ter acesso ao Ensino Superior sem a necessidade de se deslocar para os grandes centros.

Infraestrutura

Marco decisivo nesta trajetória de crescimento, a construção do campus FG conta com área de 30.000 m², compreendendo uma edificação de 12.000 m² composta por 36 salas de aula, laboratórios de informática, laboratórios de práticas de ensino para os cursos de saúde, setores administrativo e acadêmico, espaço de convivência para alunos, quadra poliesportiva, além de estacionamento planejado para mais de 250 veículos.

Um destaque é a biblioteca, que se configura como uma das mais modernas e bem equipadas da Bahia. Construída num espaço de 800m², a biblioteca dispõe de um acervo com mais de 30 mil exemplares e conta ainda com salas de estudo de grupo equipadas com tv, ar condicionado, vídeo e acesso à internet; gabinetes de estudo individualizados com acesso à internet e videoteca. As salas de aula são equipadas com sistemas de áudio e vídeo, todas climatizadas e bem iluminadas.

Como parte de um conjunto de ações que visam utilizar novas tecnologias nas estratégias de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, a Faculdade Guanambi tem investido na modernização de seus laboratórios de ensino, especialmente os utilizados pelos cursos da área de Saúde e Engenharias.

Para os cursos de saúde a IES disponibiliza o Plataforma Educacional 3D, equipamento com tecnologia de última geração que substitui, dentre outras coisas, a necessidade da utilização de cadáveres nas aulas de laboratório do curso de saúde.

Os cursos na área das engenharias contam com o Complexo Laboratorial para a instalação de modernos equipamentos que compõem os laboratórios de ensino para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, num investimento que coloca a Faculdade Guanambi em posição de destaque no cenário regional.

Projetos de Extensão

Os projetos de extensão fazem da Faculdade Guanambi um referencial na região. Neste sentido, o Centro de Saúde é um ambiente que reúne as clínicas de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Atenção Farmacêutica, prestando serviços gratuitos à comunidade. Em uma localização privilegiada, dispõem de espaço amplo e confortável, totalmente climatizado, equipamentos modernos e uma equipe de profissional altamente qualificada.

Outro projeto que possui impacto positivo no município e microrregião são o Núcleo de Práticas Jurídica (NPJ) e o Balcão de Justiça e Cidadania. Ambos têm como objetivo central oferecer atendimento jurídico a pessoas que não têm como custear as despesas processuais bem como os honorários advocatícios. A assessoria jurídica é prestada por acadêmicos do curso de Direito, com a supervisão de profissionais habilitados.

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), pioneiro na região, tem a finalidade de promover a prática contábil, através da realização de atendimentos a Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, visando o aprimoramento do conhecimento acadêmico, além de prestar assistência aos contribuintes de baixa renda, às pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos.

Mestrado em Direito

O CESG possui o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD). O programa oferece conhecimento técnico e acadêmico, possibilitando a formação de docentes para o Ensino Superior, bem como o desenvolvimento de habilidades para as atividades de pesquisas e desenvolvimento de processos, produtos e metodologias em Direito.

Trata-se do primeiro Mestrado em Direito do interior das regiões Norte e Nordeste do Brasil, com área de concentração em Fundamentos e Efetividade do Direito, e duas linhas de pesquisa:  Ética, autonomia e fundamentos do Direito e Democracia, processo e efetividade do Direito.  Devido à estruturação multidisciplinar e abrangente, o Programa oferece o Mestrado para os profissionais graduados em Direito, assim como aqueles profissionais de áreas afins.

Esta configurou-se como uma conquista histórica, que inseriu, definitivamente, a região semiárida da Bahia no contexto da produção de conhecimento científico no cenário nacional. O programa de Mestrado conta com a participação de docentes de reconhecimento internacional na área do Direito, a saber, professores brasileiros e das Universidades de Lisboa (ULISBOA), em Portugal, de Oviedo, na Espanha e Tulane University, nos Estados Unidos.

Observatório FG do Semiárido Nordestino

O Observatório FG do Semiárido Nordestino faz parte de uma estratégia de consolidação da Faculdade Guanambi, enquanto plataforma de produção e desenvolvimento de conhecimento, que prioriza investigações científicas acerca das particularidades, dinamicidades e das diversas formas de convivência com o Semiárido brasileiro.

Nesse contexto, o foco do Observatório FG do Semiárido Nordestino é, a partir da investigação científica, socializar informações, potencializar pesquisas nos mais diversos campos do saber e subsidiar a formulação, o planejamento e a execução de políticas públicas no Semiárido brasileiro, sempre buscando inovações para soluções no enfrentamento dos problemas que porta a modernidade. Para tanto, desenvolve e aprimora instrumentos técnicos e científicos, especialmente relacionados a geotecnologias e estatística, aplicáveis aos diversos fenômenos.

Os Núcleos do Observatório FG têm desempenhado um importante papel no fomento da pesquisa no âmbito regional. A conservação da biodiversidade do semiárido, dentre outras agendas, têm sido priorizadas na plataforma de pesquisas realizadas pelos professores-pesquisadores vinculados à instituição.

Compartilhe! Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+
Tel: (77) 3451-8400