PRONATEC

Saiba tudo sobre o Pronatec

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. De acordo com a Portaria 160, as Instituições de Ensino Superior só poderão ofertar o Pronatec na modalidade subsequente, no qual o aluno deverá ter o Ensino Médio completo para iniciar o curso.

Como funciona o processo seletivo do Pronatec?

Os alunos com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014 têm prioridade no programa. É realizado um processo seletivo pelo MEC chamado SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), para todos os alunos que fizeram o ENEM e concluíram o ensino médio em escolas públicas ou na rede privada na condição de bolsista integral. As vagas remanescentes são liberadas para qualquer brasileiro que tenha concluído o Ensino Médio.

Qual o fluxo que o candidato deve seguir para conseguir bolsa do Pronatec?

➔ Fazer um pré-cadastro no site www.portalfg.com.br/pronatec. Esse cadastro não garante a vaga para o candidato, apenas demonstra interesse em estudar na FG, através do Pronatec.

➔ Aguardar contato da FG informando que as inscrições foram abertas pelo MEC, o que deve ocorrer no mês de março.

➔ Fazer a inscrição no site oficial do MEC (pronatec.mec.gov.br), selecionando o curso desejado e a Instituição Faculdade Guanambi. (Verificar o calendário).

➔ Se aprovado no processo seletivo do SISUTEC, o candidato será convocado pelo MEC para entregar a documentação e efetuar sua matrícula na IES escolhida. Após este processo o aluno está matriculado e não corre o risco de perder a vaga.

O candidato que não tenha terminado o ensino médio pode participar do programa?

De acordo com a portaria 160, as Instituições de Ensino Superior só   podem ofertar o Pronatec na modalidade subsequente, ou seja, a que ocorre após o término do Ensino Médio. Aqueles alunos que ainda não terminaram o Ensino Médio só podem participar em escolas Estaduais ou Federais, ou instituições do Sistema S, como o Senac ou Senai.

Qual o calendário do MEC para as inscrições oficiais?

Em breve disponibilizaremos o Calendário 2015.

Quais os cursos a FG vai ofertar?

Em breve disponibilizaremos os cursos que serão oferecidos.

O aluno não tem custo nenhum? O curso é 100% gratuito?

Nenhum. O curso é totalmente gratuito e é pago pelo Governo Federal. O material didático também é fornecido pela Instituição, sem custo para o aluno.

Quando começarão as aulas?

Aguarde Calendário 2015.

Qual o canal devo utilizar para tirar dúvidas?

Entre em contato conosco pelo telefone (77) 3451-8400.

A inscrição é gratuita?

A inscrição e o curso pelo Pronatec são gratuitos, uma vez que são custeados pelo Governo Federal.

Há uma idade limite (mínima ou máxima) para poder se

Não há limite de idade.

O diploma é reconhecido pelas empresas e pelo governo?

Sim, os certificados recebidos pelos alunos formados por meio do Pronatec são reconhecidos tanto pelas empresas privadas quanto por órgãos do governo.

Quais documentos são necessários para me inscrever?

Os documentos são: comprovante de residência, Título Eleitoral e comprovante de votação, carteira de trabalho, CPF, RG, certidão de casamento ou de nascimento, foto recente 3×4 e, os certificados de conclusão do Ensino Médio e o histórico escolar.

Quem recebe algum benefício como seguro-desemprego ou Bolsa Família perde o benefício ao ingressar em curso do Pronatec?

Não. Os benefícios não são cancelados.

Compartilhe! Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+