Rede Brasileira Direito e Literatura realiza VII CIDIL, em parceria com a UniFG, o VII Colóquio Internacional de Direito e Literatura

Publicado em 26 de julho de 2018.

Fruto de uma parceria ente a Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL) com os Programas de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário UniFG, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de Brasília (UnB), acontece, de 30 de outubro a 2 de novembro de 2018, em Belo Horizonte/ MG, o VII Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL). Trata-se do mais importante evento na área na América Latina.

Em sua sétima edição, o CIDIL reunirá pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, professores da rede pública e demais interessados, abarcando as áreas do Direito, Letras, Artes, Filosofia, História, Sociologia, Psicologia e demais campos das ciências humanas. Com a temática “Narrativas e desafios de uma constituição balzaquiana”, o VII CIDIL faz sua homenagem aos trinta anos da promulgação da Constituição Cidadã.

Segundo a organização do evento, a singularidade do VII CIDIL reside na proposta de uma análise das memórias, promessas e impasses que atravessam a história do constitucionalismo brasileiro, com ênfase no período do constitucionalismo democrático, por meio da literatura, recorrendo tanto aos seus pressupostos teóricos quanto às narrativas ficcionais que ela nos oferece.

“Como se vê, não se trata de mais um evento comemorativo, como outros tantos que certamente ocorrerão ao longo do ano. Mesmo porque o CIDIL é, atualmente, é o mais importante evento em Direito e Literatura da América Latina, tendo como objetivo a promoção e difusão dos estudos sobre Direito e Literatura desenvolvidos no Brasil e no exterior”, afirma a comissão de organização.

O evento destaca-se por estimular a cooperação internacional, uma vez que envolve diversas instituições nacionais e estrangeiras; proporcionar o diálogo entre pesquisadores de diferentes nacionalidades e dos mais diversos níveis acadêmicos; favorecer a produção de um conhecimento inovador e interdisciplinar.

Confira mais informações e faça sua inscrição no site do evento.