PPGD da UniFG tem participação destacada no XXVIII Encontro Nacional do CONPEDI

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito do Centro Universitário UniFG teve participação destacada no XXVIII Encontro Nacional do CONPEDI, que aconteceu de 13 a 15 de junho de 2018, em Salvador – Bahia. Os mestrandos João Paulo Silva, Rebeca Silva, Daniel Alves, Tatyane Ramalho, Francielle Drummond, Murillo Ricart, Kadmo Ribeiro, Karoline Oliveira apresentaram trabalhos elaborados no âmbito do PPGD.

O mestrando Daniel Alves, bolsista Capes do Mestrado em Direito, apresentou o trabalho “Apontamentos históricos sobre a fundação do Estado e a entrega da titularidade da aplicação e execução da pena”. Na oportunidade, o discente ressaltou o pioneirismo da UniFG relativo ao processo de interiorização de Programas de Mestrado em Direito no Norte e Nordeste do Brasil.

“A UniFG redesenha o cenário de formação de mestres no interior do Nordeste. Com uma qualidade vista em poucos programas de pós-graduação stricto sensu, o Mestrado em Direito possibilita a formação de novos mestres fora do eixo Sul-Sudeste do Brasil”, afirma Alves, comemorando a aprovação do artigo apresentado no Conpedi na próxima edição da Revista Brasileira de História do Direito.

Já a mestranda Karoline Silva apresentou o trabalho “A Efetividade do Processo Judicial Eletrônico Brasileiro: uma analise sob a perspectiva da pessoa com deficiência visual”. “Foi uma experiência interessante, pois entrei em contato com diversos pesquisadores do país que contribuíram com o desenvolvimento da minha pesquisa”, afirmou.

Também foram destaques no XXVIII Encontro Nacional do CONPEDI os docentes do PPGD da UniFG. Os professores Dr. Flavio Pedron e Dra. Angela Espindola coordenaram o GT “Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça”. O Prof. Dr. André Karam Trindade coordenou o GT “Direito, Arte e Literatura”. O Prof. Dr. Victor Gameiro Drummond coordenou o GT “Direito, Inovação, Propriedade Intelectual e Concorrência”. Encerrando a participação do PPGD da UniFG, o Prof. Dr. Sérgio de Cademartori coordenou o GT Direito Administrativo e Gestão Pública.

CONPEDI – Com o tema “Direito, Cidade Sustentável e Diversidade Cultural”, o XXVIII Encontro Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) reuniu pesquisadores de todas as partes do Brasil. O CONPEDI tem como objetivo incentivar os estudos jurídicos de pós-graduação nas diferentes instituições brasileiras de ensino universitário.

Desde sua criação, em 1992, o CONPEDI organiza e promove encontros e congressos semestrais sobre ensino e pesquisa jurídica. A partir do Congresso realizado em Florianópolis em 2004, a associação passou a publicar os trabalhos apresentados pelos professores/pesquisadores e discentes de pós-graduação de todo o país.