Painéis e Minicursos marcam o segundo dia do II Simpósio dos Fundamentos e Efetividade do Direito

As atividades do II Simpósio dos Fundamentos e Efetividade do Direito tiveram continuidade no dia 31 de outubro. Pela manhã foram apresentados os Painéis “A atuação do Poder Judiciário na concretização dos direitos sociais”, às 9h, com a Profa. Clarissa Tassinari (PPGD/UNISINOS) e o Prof. Flávio Pedron (PPGD/UNIFG), e “Educação, cidadania e emancipação”, às 10h30, com o Prof. Nelson Camatta Moreira (PPGD/FDV) e o Prof. André Karam Trindade.

No período da tarde, foram realizados os Grupos de Trabalho, de 14h às 16h, e os Minicursos, de 16h às 18h. Os professores Elton Xavier (PPGDS/UNIMONTES) e Rafael Tomaz de Oliveira (PPGD/UNAERP) apresentaram, às 19h, o Painel “Direito, política e democracia – A crise das instituições no sertão”. O evento foi concluído com a Conferência de Encerramento, ministrada pelo Prof. Jacinto Nelson de Miranda Coutinho (PPGD/PUCRS).

 

O II Simpósio dos Fundamentos e Efetividade do Direito foi realizado pelo PPGD/UNIFG em parceria com o PPGD/FDV, PPGD/UNESA, PPGD/UNAERP e PPGD/UNISINOS. O evento reuniu pesquisadores de vários estados brasileiros para discutir os efeitos práticos da Constituição Brasileira no sertão baiano, 30 anos após sua promulgação. O Simpósio Fundamentos e Efetividades do Direito é evento nacional, de periodicidade bienal, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UniFG. Sua primeira edição ocorreu em 2017.