Docentes da FG fazem lançamento de livros em evento que reuniu a comunidade acadêmica

A Faculdade Guanambi realizou, no último dia 29/07, evento que reuniu a comunidade acadêmica para o lançamento dos livros do Prof. Dr. Cláudio Carneiro, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensuem Direito (PPGD). Foram lançadas as obras “Curso de Direito Tributário e Financeiro”, que está em sua sexta edição, pela Editora Saraiva; e “Moeda: A Verdade Oculta”, publicado pela Editora Chiado. O evento foi uma oportunidade de integração entre os acadêmicos de graduação e o Mestrado em Direito da FG.

Segundo Carneiro, que é autor de diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior na temática do Direito Tributário, e também romancista e palestrante motivacional,  é fundamental que instituições de ensino superior façam a integração com alunos e profissionais de todos os cursos, promovendo eventos acadêmicos que também tenham um aspecto cultural, visando a ampla formação dos estudantes.

IMG_9023“Nossa obra é um romance policial pautado na realidade brasileira. Por isso, é importante que Faculdades do porte na FG estimulem a leitura não só de obras técnicas mas também culturais. Para mim foi um grande prazer participar desse evento e, em especial, lançar nosso livro”, afirmou.

A noite também foi marcada pelo lançamento das obras com autoria de docentes da FG. O Prof. Elpídio Luz, do colegiado de Direito, fez o lançamento do livro “Existe uma última palavra sobre o sentido da Constituição?”, publicado pela Editora Lúmen Júris. A obra, fruto de um pensamento crítico e de uma matriz interdisciplinar, aborda uma das temáticas mais atuais do Direito Constitucional – a problemática dos diálogos institucionais e sociais.

O livro traz o referencial hermenêutico e ilustra a teoria com estudo de casos, resultando em uma obra comprometida com os desafios contemporâneos, com o Brasil, com a compreensão e o melhor funcionamento das instituições. “O que nos motivou a escrever o livro foi a crise jurídico-política vivenciada pelo país desde 2013 e seus desdobramentos no campo da jurisdição constitucional”, afirmou, ressaltando que o evento organizado pela FG obteve excelente aceitação no meio acadêmico.

Outra obra que também foi lançada na FG, foi o livro do Prof. Raphael Almeida: “Por uma Teoria da Decisão Judicial: A crítica Hermenêutica do Direito como Blindagem ao Protagonismo Judicial no Brasil”, também publicado pela Editora Lúmen Júris.

O livro propõe uma reflexão sobre a atuação do Poder Judiciário num contexto pós-moderno, apresentando os riscos provenientes da práxis de alguns juízes que decidem segundo a sua própria consciência. Segundo Almeida, restando esboçados os riscos provenientes da avocação excessiva dos juízes diante das omissões legislativas e executivas é que se torna possível compreender as questões analisadas na obra.

“Considerando o déficit na materialização efetiva das políticas públicas nacionais, torna-se necessária uma reflexão sobre a atuação do Poder Judiciário nacional, mormente após a promulgação da Constituição da república 1988, ou seja, é preciso voltar os olhos para a atuação de alguns juízes que ainda decidem de acordo com paradigmas do passado”, afirma o prof. Raphael Almeida.