Discentes do Mestrado em Direito da FG participam de congresso internacional no Uruguai

Os alunos Adwaldo Lins Peixoto Neto e Ricelle Brandão Barros participaram da XXXI Edição do ALAS – Asociación Latinoamericana de Sociología, com o tema “Las encrucijadas abiertas de América Latina – La sociología en tiempos de cambio”, que ocorreu entre os dias 4 a 8 de dezembro de 2017, na Universidade de La República (UDELAR), em Montevidéu/ Uruguai. Os alunos apresentaram trabalhos no evento, fruto das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Guanambi (PPGD-FG).

Adwaldo Lins Peixoto Neto, orientando do professor Dr. André Luis Nicolitt, apresentou  o trabalho intitulado “Democracia, estabilidade econômica e governabilidade: análise das semelhanças dos fatores internos e externos influenciadores nos processos de Impeachment dos presidentes brasileiros Fernando Collor De Mello e Dilma Rousseff.”

Neto apresentou dados estatísticos do instituto DataFolha que demonstram a rejeição popular de ambos governantes e como tal fator teria influenciado no impeachment de ambos presidentes. A apresentação tomou lugar no Grupo de Trabalho 04, que tratava de Estado, Legitimidad, Gobernabilidad e Democrácia. Após a apresentação oral, os participantes do Congresso  participaram do debate, fazendo questionamentos sobre questões da governabilidade e do presidencialismo no Direito brasileiro.

Ricelle Brandão Barros, orientanda do  Prof. Dr. André Karam Trindade, apresentou dois trabalhos no Grupo de Trabalho 18, que tratava de “Salud y Seguridad Social”. Os trabalhos intitulados “A condição de miserabilidade para a concessão de benefício de prestação continuada: seus efeitos e suas constitucionalidade” e “A real necessidade de uma reforma previdenciária x a retirada de direitos da população”,  tratam dos problemas atuais existentes no sistema de previdência brasileiro.

Os alunos deram um passo importante no processo de internacionalização do PPGD da Faculdade Guanambi, levando para outros países o resultado das pesquisas desenvolvidas no programa.