Coordenador do PPGD participa de eventos no Chile e na Argentina

O Prof. Dr. André Karam, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário UniFG (PPGD) teve uma agenda bastante movimentada no início do mês. Em visita a dois países da América do Sul, o professor participou de eventos, visitou instituições de renome internacional na área do direito e discutiu futuras parcerias para o Mestrado em Direito da UniFG.

Na Argentina, o professor participou, no Salão Azul da Faculdade de Direito da Universidad de Buenos Aires, da Jornada “El futuro del Derecho. Democracia, Globalización e Riesgo. Diálogo con Raffaele de Giorgi”. Com o tema “Las invasiones barbaras y el futuro del Derecho”, o professor discutiu sobre o futuro do direito e da democracia diante da complexidade e do risco que caracterizam a sociedade contemporânea.

Ainda na Argentina, Karam participou, na Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidad Nacional de Comahue, na cidade de General Roca, situada na Patagônia, do Seminario Internacional en Homenaje a Raffaele de Giorgi – “Derecho y política en la deconstrucción de la complejidad. Estudios sobre el presente como diferencia”, em que ministrou a palestra “El derecho, la democracia y sus laberintos”, abordando sobre a questão dos labirintos temporais que envolvem a realização do Direito e da Democracia, recorrendo a um conto (denominado “O convidado”) do escritor brasileiro Murilo Rubião. Na ocasião, o Prof. Raffaele de Giorgi foi agraciado com o título de Doctor Honoris Causa.

O professor André Karam também esteve presente no Chile, onde Visitou o Centro de Estudos Públicos, sendo recebido pelo Prof. Dr. Joaquín Trujillo Silva, pesquisador no campo da teoria do direito e do direito público. No encontro, foram apresentados o estado da arte dos estudos e pesquisas em Direito e Literatura no Chile, e apresentada, pelo professor Karam, a experiência brasileira nessa área.

O coordenador do mestrado ainda visitou a Escuela de Derecho da Universidad de Chile, a mais tradicional do país. Recebido pelo Prof. Dr. Pablo Ruiz-Tagle Vial, decano da Faculdade de Direito, e pela Profª. Drª. Ana Maria Moure, diretora de relações internacionais, o assunto em pauta foi a crise jurídica e a política na América Latina. Foram tratadas questões institucionais, com ênfase na possibilidade de acordo internacional de cooperação acadêmica, destinado ao intercâmbio de docentes e discentes.