Colóquio Internacional de Direito e Literatura

A Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da FG, Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e a Escola de Humanidades da PUCRS realiza, de 25 a 28/10/2017, em Porto Alegre (RS, Brasil), o VI Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL). Esta edição do evento conta com a apresentação de trabalhos dos alunos do Mestrado em Direito da Faculdade Guanambi. Este ano o evento tem como organizador o Prof. Dr. André Karam, docente do PPGD em Direito da FG.

Em sua sexta edição, o CIDIL contará com a participação de docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, professores da rede pública e demais interessados, abarcando as áreas do Direito, Letras, Artes, Filosofia, História, Sociologia, Psicologia e demais Ciências Humanas. Com a temática “As ilusões da verdade e as narrativas processuais”, o VI CIDIL propõe a discussão de questões relacionadas aos limites da racionalidade cartesiana; às concepções do direito como fenômeno linguístico e do processo como narrativa; às condições de interpretação dos textos jurídicos e literários, à luz das noções de coerência e integridade; ao problema da fundamentação das decisões; aos efeitos da ficcionalidade e verossimilhança nos relatos judiciais.

Atualmente, o CIDIL é o mais importante evento sobre Direito e Literatura da América Latina, tendo em vista a presença de grandes nomes nacionais e internacionais, além de pesquisadores de instituições de diversas unidades da federação, que todos os anos se reencontram com a finalidade de produzir um conhecimento inovador e interdisciplinar capaz de colaborar para uma educação jurídica mais humana, reflexiva e, sobretudo, crítica.