Em parceria inédita, Faculdade Guanambi promove V Colóquio Internacional de Direito e Literatura

Alunos e professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Guanambi (PPGD/FG) participaram do V Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL), que aconteceu em Uberaba/ Minas Gerais, de 26 a 28 de outubro de 2016. Com o tema “Justiça, Poder e Corrupção”, o evento foi resultado de uma parceria entre a Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL), a Faculdade Guanambi e a Universidade de Uberaba (UNIUBE).

v-cidilEm sua quinta edição, o CIDIL buscou a produção de um conhecimento inovador e interdisciplinar, a partir da reflexão das obras de Shakespeare e de Cervantes, em homenagem aos 400 anos da morte de dois dos maiores nomes da literatura ocidental. A riqueza das representações do homem e do mundo contribuíram para o desenvolvimento de  um discurso crítico e autêntico acerca das ciências humanas e sociais aplicadas, e deram o tom das discussões que ocorreram no evento.

O Prof. Dr. André Karam Trindade, docente do PPGD/FG e um dos organizadores do evento, destacou a participação dos alunos do Mestrado em Direito da FG no V CIDIL. “Tivemos excelentes trabalhos de discentes da Faculdade Guanambi aprovados para apresentação no evento, selecionados num universo de 140 pesquisadores. A FG foi muito bem representada, num dos eventos mais importantes da Pós-Graduação em Direito do Brasil”, afirmou.

Discente da segunda turma do PPGD/FG, Adwaldo Neto salientou a importância de poder discutir temas como a relação que a literatura tem com o Direito, bem como relacionar a aplicação das práticas jurídicas e a influência da literatura para as garantias e efetividades do Direito. “Tivemos a oportunidade em apresentar a produção científica do Programa de Mestrado da FG. Foi, sem dúvida, uma grande parceria entre a FG e a UNIUBE”, afirmou.

“Em busca do juiz plagiador” – Na programação do V CIDIL, o Prof. Dr. Victor Drummond, coordenador do Mestrado em Direito da FG, ministrou uma das palestras.  O tema foi o seu mais novo livro, publicado pela Editora Empório do Direito: “Em busca do juiz plagiador”. A obra é o resultado de um estudo de pós-doutorado em Lisboa, e também será lançada na Faculdade Guanambi.

“O livro foi a conclusão de constatações iniciadas na obra anterior, que foi minha tese de doutorado, tratando sobre filosofia e direito de autor. É um encontro entre temas de filosofia, teoria da decisão e direito de autor”, afirmou. Sobre o V CIDIL, Drummond afirmou que “a FG teve uma presença expressiva dos alunos do Mestrado, inaugurando a circulação do PPGD/FG nos eventos acadêmicos de alto nível que acontecem no Brasil”.