Oficina: Leucemia – aspectos gerais e diagnóstico

Publicado em 15 de maio de 2018.


O Diretório Acadêmico de Biomedicina abriu inscrições para a oficina sobre os aspectos gerais e diagnóstico da leucemia. Os interessados devem procurar a sala do Diretório Acadêmico, no campus UniFG, nesta quarta-feira (16).  O evento acontecerá na quinta-feira (17) e será ministrado ministrado pela médica hematologista Tayana Fátima Donato Alves.

Leucemias são doenças malignas que acometem os leucócitos, os glóbulos brancos do sangue presentes nos gânglios linfáticos e na corrente sanguínea. Nas leucemias, além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem o espaço na medula óssea para a fabricação das outras células que compõem o sangue e elas caem na corrente sanguínea antes de estarem preparadas para exercer suas funções.

No mundo, ocorrem 257 mil casos novos de leucemia por ano, dos quais cerca de 56% em homens. As maiores taxas de incidência encontram-se na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. As menores taxas podem ser encontradas na África sub-Saárica. Segundo a Organização Mundial de Saúde, número de casos novos de leucemia vem aumentando especialmente em pessoas idosas.