NUPEX


Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão


O princípio norteador de uma instituição de ensino superior baseia-se no trinômio ensino – pesquisa – extensão. Isto quer dizer que estas três atividades são indissociáveis e constituem o fundamento para que a educação nela realizada objetive o desenvolvimento de uma região.

Neste contexto, está bastante claro que, a formação de profissionais corresponde às atividades de ensino. A produção de conhecimento relaciona-se com a pesquisa. O comprometimento com a responsabilidade social equivale às atividades de extensão.

Este entrelaçamento propicia condições para geração e transmissão do conhecimento científico, que associado ao ensino, projetos de pesquisa dentro da instituição e a sua extensão à comunidade, assumem fundamental importância na preparação dos futuros profissionais e atendimento das necessidades da comunidade, demonstrando responsabilidade social por parte da instituição de ensino superior.

A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir entre a faculdade e a comunidade na qual está inserida. É uma espécie de ponte permanente entre os diversos setores da sociedade. Funciona como uma via de duas mãos, em que a FG leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade, e recebe dela influxos positivos como retroalimentação tais como suas reais necessidades, seus anseios, aspirações e também aprendendo com o saber dessas comunidades.

Ocorre, na realidade, uma troca de conhecimentos, em que a FG também aprende com a própria comunidade. Assim, a FG pode planejar e executar as atividades de extensão respeitando e não violando esses valores e cultura. A extensão influencia e também é influenciada pela comunidade, ou seja, possibilita uma troca de valores entre a FG e o meio em que está inserida.

É neste contexto que a FG, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPEX, tem proposto à comunidade acadêmica e sociedade, a participação de professores e alunos em todas as atividades do referido trinômio em suas diversas áreas profissional. Perfazendo um ambiente adequado para realização de projetos multidisciplinares de pesquisa e extensão, cursos, oficinas e eventos técnico-científicos.

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

O Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e Extensão da Faculdade Guanambi tem por objetivo apoiar atividades de ENSINO – PESQUISA – EXTENSÃO e inovações tecnológicas, através do apoio financeiro e de infraestrutura, incentivando o desenvolvimento da pesquisa, criando condições para o fortalecimento de grupos emergentes de pesquisa, estimular e ampliar a participação de docentes e discentes como novos e contínuos pesquisadores.

Os resultados dos Projetos de Pesquisa e Extensão da Faculdade Guanambi são apresentados estendidos à sociedade objetivando contribuir com o desenvolvimento social e tecnológico regional, e publicados em revistas e periódicos científicos.

k
PROGRAMA DE MONITORIA

A monitoria é um procedimento acadêmico na Faculdade Guanambi, que possibilita a experiência da vida acadêmica promovendo a integração de alunos de períodos mais avançados com os demais, a participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas do curso, além de treinamento em atividades didáticas.

A Monitoria é oferecida a disciplinas com aulas teóricas e práticas. Pode candidatar-se como monitor estudantes de graduação da Faculdade Guanambi, escolhido, via condições estabelecidas em edital específico publicado semestralmente pelo NUPEX. Os monitores são selecionados pelos professores responsáveis pelas disciplinas e Coordenação do NUPEX, através de avaliação específica, levando-se em conta a maturidade intelectual e o rendimento acadêmico, disponibilidade horária e conduta perante os colegas, corpo docente e a Instituição, para exercer atividades práticas e técnico-didáticas junto à determinada disciplina.

k
PROGRAMA DE OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO

O programa de Oficinas de Aperfeiçoamento é um procedimento acadêmico oferecido pela Faculdade Guanambi, que tem como principal objetivo suprir a carência de conhecimentos dos seus discentes em determinadas áreas de conhecimento, integração e a generalização de conhecimentos e saberes pertinentes aos cursos de graduação e melhorar o aproveitamento do aluno no transcorrer da sua vida acadêmica.

O público alvo do Programa são alunos que ingressaram nos cursos oferecidos pela instituição e que tiverem interesse em frequentar as aulas de aperfeiçoamento. São oferecidas gratuitamente, em todos os períodos letivos, Oficinas nas disciplinas de Química Geral, Física, Matemática, Português e Redação, tendo, cada uma, carga horária de 30h a serem cumpridas conforme normas estabelecidas pela instituição em edital específico. A escolha da disciplina/oficina a sercursada é de responsabilidade do discente, podendo participar de todas as Oficinas conforme disponibilidade de horário do mesmo.

k
PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA AUXÍLIO PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE

A Faculdade Guanambi tem a ciência de que a busca pela qualidade no ensino superior começa pela preparação do seu corpo docente. O Programa de Capacitação de Docentes da FG tem como principal objetivo contribuir efetivamente na formação do corpo docente da Faculdade Guanambi, através do estímulo à capacitação docente. Este incentivo dá-se por intermédio da concessão de bolsa-auxílio, nos termos das disposições da RESOLUÇÃO FG nº 01, de 09 de abril de 2013, e liberação de carga horária para os docentes que estiverem regularmente matriculados em Programas de Pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES.

A Faculdade Guanambi também oferece incentivos financeiros e de infraestrutura, diretos e indiretos, apoiando seus docentes na condução de projetos de pesquisa dos programas de Pós-graduação por intermédio dos seus laboratórios de unidade de saúde.

k
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC/FG

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Faculdade Guanambi (PIBIC-FG) visa apoiar a política de Iniciação Científica, por meio da concessão de bolsas, e voluntária, a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica institucional. A cota de bolsas de é disponibilizada pela Mantenedora da FG anualmente, objetivando apoiar projetos dos pesquisadores e orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

São objetivos específicos do Programa, despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional, contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural, proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta-feira – 7h às 12h; 14h às 17h e 18h às 23h

Compartilhe! Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+
Tel: (77) 3451-8400