Inscrições para o Fies 2018.1 abrem no dia 19 de fevereiro

Publicado em 30 de janeiro de 2018.

Os alunos interessado em se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – programa oferece créditos para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas, em 2018.1, poderão se cadastrar de 19 ao 23 de fevereiro de 2018. A data foi divulgada pelo Ministério da Educação (Mec), no último dia 23. A inscrição deverá ser feita via internet, no site do programa: fiesselecao.mec.gov.br.

Para disputar as vagas, os alunos precisam cumprir dois requisitos: ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero; e possuir renda familiar mensal bruta per capita de: a) até 3 (três) salários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies; b) até 5 (cinco) salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies.

O programa passou por algumas alterações, publicadas pelo Mec no final de 2017. Uma das principais mudanças é a oferta de 100 mil vagas a juro zero para estudantes mais carentes. As demais vagas terão juros variáveis de acordo com o banco onde for fechado o financiamento. Atualmente, a taxa de juros é fixa em 6,5% ao ano.

Ficou estabelecido também o fim do prazo de carência de 18 meses, após a conclusão do curso, para que o estudante comece a pagar o financiamento. O estudante deverá iniciar o pagamento no mês seguinte ao término do curso, desde que esteja empregado. O prazo máximo para pagamento será de 14 anos.

O novo Fies apresenta três modalidades. Na primeira, serão ofertadas vagas a juro zero para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos.  A segunda modalidade é destinada a estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet.

*Com informações de iesselecao.mec.gov.br