Cursos de Graduação


Farmácia


O Curso

O curso de graduação em Farmácia da UniFG está devidamente estruturado nos preceitos estabelecidos pela Diretriz Curricular Nacional dos cursos de graduação em Farmácia. Tem por objetivo promover a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva de farmacêuticos para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Assim, o bacharel em Farmácia egresso da UniFG estará capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, ao controle, produção e análise de alimentos, dentre outras áreas de atuação, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

O curso de Farmácia da UniFG iniciou suas atividades em 2010 após portaria de autorização SESU/MEC nº 345 de 07/04/2010, publicado no DOU em 09/04/2010. Já passou por reconhecimento, em 2015, através de visita in loco pelos avaliadores do INEP/MEC (Portaria SETEC/MEC n.º 27 de 11/02/2016, publicado no DOU em 15/02/2016) e sua primeira turma obteve grau de bacharel em Farmácia ao final do primeiro semestre de 2015.

A qualidade presente no processo de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Farmácia da UniFG é resultado do alto nível de qualificação docente, da estrutura didático-pedagógica do curso e da infraestrutura disponível para a formação acadêmica. Isto tem se refletido na relativa facilidade de inserção dos farmacêuticos egressos do curso de Farmácia da UniFG no mercado de trabalho.

Áreas de atuação

As competências a serem desenvolvidas pelos estudantes de Farmácia da UniFG permitirão que os mesmos atuem na avaliação e o manejo da farmacoterapia; elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico; dispensação de medicamentos; prescrição de terapias farmacológicas e não farmacológicas e de outras intervenções, relativas ao cuidado em saúde, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional; solicitação, realização e interpretação de exames clínicolaboratoriais e toxicológicos; pesquisa, desenvolvimento, produção e garantia de qualidade de fármacos, medicamentos, insumos, cosméticos, biofármacos etc. Cabe destacar que o Conselho Federal de Farmácia regulamentou mais de 70 áreas de atuação do farmacêutico e na UniFG o egresso em farmácia será capaz de desenvolver as competências e habilidades necessárias para atuação em todas elas.

Duração: 10 semestres

Turno: Matutino e Noturno

Coordenação: Prof. Gustavo Freitas de Sousa Viana

Matriz Curricular Farmácia

Corpo Docente
Adler Moreira Chaves
Alanna Cibelle Fernandes Pereira
Ana Karla Araujo Nascimento
Anna Luiza Andrade Côrtes
Blície Balisa Rocha
Denisar Palmito dos Santos
Edimilson Diamantino Silva
Edelvan dos Santos Silva
Euler Melo Nogueira
Gabriella Fernandes Magalhães
Gabriel Cotrim de Souza
Géssica Trevizan Pera
Gonçalo Mesquita da Silva
Gracilene Mendes de Souza Nogueira
Gustavo Freitas de Sousa Viana
Hozana Leite Dantas
Ivi de Oliveira Rosine
Jader Oliveira Donato
Juliana Mendonça dos Santos Lopes
Keyla Lane Donato Brito Costa
Lilian Kirdeika Martins
Maria Adonay Melo Nogueira
Mayane Moura Pereira
Mirelle Costa Pignata
Miriã Lima
Natália Lima de Barros Caetano
Pablo Santos Couto
Raimundo Nonato Faria
Ricardo Costa de Moraes Junior
Robenildo Roney Castro Ciriaco
Roberta Ezequiel de Jesus Viana
Tarcisio Viana Cardoso
Wanessa de Cássia Martins Antunes de Melo

Tel: (77) 3451-8400