Alunos de Fisioterapia realizam projeto de intervenção com cinesioterapia laboral na FG

Publicado em 18 de maio de 2017.

Alunos do 6º semestre do curso de Fisioterapia vem desenvolvendo um projeto de intervenção com cinesioterapia laboral em diferentes setores da Faculdade Guanambi. As atividades são feitas diariamente, no período vespertino, e fazem parte do conteúdo prático da disciplina Fisioterapia Preventiva e Ergonomia, sob a coordenação da Profa. Suélen Oliveira.

O objetivo do projeto é proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores da Faculdade Guanambi, através da cinesioterapia laboral. Trata-se de uma pratica de atividade física, realizada pelos trabalhadores coletivamente no próprio local de trabalho, orientada pelos discentes de Fisioterapia, com aplicação de forma inicial para aquecimento, compensação com intuito de quebrar padrão postural, e relaxamento aplicado no final da jornada de trabalho.

Essa pratica laboral é de estrema importância na prevenção de doenças ocupacionais, tais como LER/DORT, na redução dos acidentes de trabalho e tem uma ação fundamental na redução e eliminação do quadro doloroso, por meio de prevenção a fadiga, distúrbios e lesões que podem acometer o trabalhador.

Segundo a Profa. Suélen Oliveira, a cinesioterapia laboral é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, promovendo a descontração, interação entre os colegas de trabalho e também diminuição de sua tensão, estresse, depressão, ansiedade e sensação de fadiga.

“A prática constante da cinesioterapia laboral  pode aumentar nosso desempenho nas atividades do dia a dia, melhorar nossa coordenação, ritmo, postura, além de proporcionar um bem estar geral, evitando assim lesões por esforço repetitivo e outras doenças provocada pelo excesso de trabalho”, afirma a docente.

Compartilhe! Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+