Esporte, Cultura e Lazer


A UniFG acredita que projetos de cultura e esporte contribuem para a formação de seus alunos. Por isso, ao longo dos seus 16 anos de existência, a instituição vem promovendo ações culturais e esportivas, que contemplam não só a comunidade acadêmica, mas também, a comunidade em geral. A seguir, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os nossos projetos.

Centenário de Guanambi

O ano de 2019 será especial para a cidade de Guanambi. Ano do seu centenário, Guanambi tem inúmeros motivos para comemorar. E nós, do Centro Universitário UniFG, temos orgulho em fazer parte da sua história. São 16 anos formando cidadãos e profissionais comprometidos com a democracia e a cidadania, capazes de transformar a sociedade, desenvolvendo conhecimento e contribuindo para a qualidade de vida.

Por isso, a UniFG vem realizando, ao longo de todo o ano de 2018, inúmeras atividades culturais, como o concurso literário sobre os 100 anos de Guanambi, o Prêmio Memórias da Educação e o projeto Sertão Cultural. Para 2019, são aguardadas diversas ações, como por exemplo, o Espetáculo Mnemosine Beija-Flor.

Guanambi 100 anos – vamos contar essa história

Pretende resgatar o percurso histórico de Guanambi, destacando sua importância como polo de crescimento para a região do sertão produtivo, valorizando seus personagens, literatura e cultura locais. Trata-se de um Projeto inovador, com várias ações articuladas, que serão desenvolvidas até o dia 14 de agosto de 2019, data da comemoração dos 100 anos da cidade.

Em 2018, o projeto contou com a realização do concurso literário para a elaboração de uma obra inédita de literatura. O concurso selecionou autores para a confecção de uma obra inédita de literatura, do gênero narrativo de não-ficção, com temática referente ao percurso histórico do centenário da cidade. Dentre os participantes, o escritor Guanambiense Rique Silva conquistou o primeiro lugar, recebendo como premiação a publicação de um livro pela editora da UniFG.

 

 

Prêmio Memórias da Educação

O Prêmio teve como objetivo homenagear os professores e professoras, nascidos entre as décadas de 1920 a 1940, que atuaram como docentes em Guanambi. A iniciativa nasceu como projeto de extensão do curso de Licenciatura em Psicologia, e reuniu centenas de pessoas no Centro Poliesportivo Mosquito, numa noite carregada de emoções e homenagens, em que os personagens principais foram os professores que dedicaram dedicar uma vida a educação do nosso município”.

 

Sertão Cultural

Em um espaço aberto para poesias, música, literatura, cordel e outras expressões artísticas e culturais, o projeto sertão cultural reuniu escritores e artistas de Guanambi. O evento aconteceu em parceria com a Academia Guanambiense de Letras (AGL) e o curso de Licenciatura em Psicologia e fez parte da segunda etapa do projeto Educadores de Guanambitecendo saberes, resgatando memórias.

O Sertão Cultural teve como objetivo valorizar todas as expressões culturais da cidade e região, incentivando a ocorrência de atividades culturais no ambiente acadêmico, consolidando a parceria entre a UniFG e a Academia Guanambiense de Letras, firmada através da assinatura de um termo de cooperação técnica, ocorrida durante o evento. 

 

 

Espetáculo Mnemosine Beija-Flor

Para celebrar os 100 anos de Guanambi, a UniFG já está preparando o Espetáculo Mnemosine Beija-Flor, sob a direção da professora e coreógrafa Karla Viviane. Vamos comemorar o centenário, em grande estilo, com um espetáculo especialmente concebido para que possamos reviver as marcas de memória que construíram a história de nossa cidade.

Para mais informações, acesse o site oficial do centenário.

Corrida de Rua UniFG

Desde 2017, O Centro Universitário realiza a Corrida de Rua UniFG que ajuda a integrar alunos, funcionários e toda a comunidade de Guanambi e região. Na primeira edição, a corrida foi um sucesso e contou com atletas de várias partes do Brasil, passando a fazer parte do calendário permanente da UniFG. Em sua segunda edição, a Corrida de Rua bateu recorde de inscrições, promovendo e incentivando a prática desportiva, de forma a sociabilizar e democratizar esta modalidade junto à população do município e região.

Com percursos de 5km e 10km, a Corrida tem como ponto de largada o campus I (São Sebastião) e ponto de chegada a Praça do Feijão, localizada no centro de Guanambi. A inscrição é solidária, sendo o atleta responsável por entregar 5kg de alimentos não perecíveis no ato da sua inscrição. Os alimentos arrecadados são doados a instituições que desenvolvem trabalhos sociais no município.

Ao final da prova, todos os atletas ganham medalhas personalizadas. Já o primeiro colocado de cada categoria recebe um troféu, bem como um prêmio em dinheiro para os 1º, 2º e 3º colocados dos dois percursos. A entrega da premiação acontece na Praça do Feijão e conta com a distribuição de brindes para as pessoas que estiverem prestigiando a corrida.

 

Jogos UniFG

Os Jogos UniFG acontecem anualmente na Quadra Poliesportiva Mosquito, no Centro Universitário UniFG. Surgiram em 2017 com a ideia de proporcionar atividades esportivas de diversas modalidades para todos os atores envolvidos na instituição. Em 2017 foram 36 times (masculino e feminino) divididos nas modalidades futsal e vôlei.

Na segunda edição, os jogos contaram com algumas novidades, como por exemplo, a inserção de duas novas modalidades, o basquete e o handebol e o aumento do tempo de duração, proporcionando aos times mais chances de disputa na primeira fase. Já as equipes podem ser compostas por alunos e/ou colaboradores da UniFG, devendo conter um responsável técnico, aluno ou funcionário.

Além de ser um momento para a prática desportiva e uma forma de lazer para os alunos, os Jogos UniFG também proporcionam a união entre os discentes dos diversos cursos da instituição, promovendo novas amizades e interações.

 

 

Expogames

O Expogames UniFG é um torneio de jogos eletrônicos que acontece anualmente na Quadra Poliesportiva Mosquito, no campus I (São Sebastião).  A competição é realizada em parceria com os colegiados de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), Ciências Contábeis, Educação Física e Administração.

As equipes são formadas por alunos, professores ou mista, com professores e alunos. Para participar dos torneios, o aluno deve estar devidamente matriculado e cursando alguma disciplina na UniFG, seja na graduação ou na pós-graduação. Já para o professor, o critério adotado é que o mesmo não exerça outros cargos além da docência.

Ao final da competição, a equipe vencedora ganha um troféu e seus integrantes, medalhas. Já as equipes que ficam em segundo e terceiro lugar, são premiadas com medalhas.

 

UniFG Talentos

Lançado em 2018, o projeto UniFG Talentos tem como objetivo incentivar os alunos, colaboradores e funcionários a revelarem seus talentos, tanto na música como na poesia. Para participar, o aluno deverá estar devidamente matriculado e cursando alguma disciplina, seja na graduação, na pós-graduação, ou no mestrado.

As apresentações musicais tem duração de 30 minutos, sempre nos horários dos intervalos matutino e noturno. O projeto também disponibiliza a oportunidade de apresentação de artistas locais, desde que tenha um aval da coordenação de Cultura, Esporte e Lazer e/ou da reitoria da instituição. As inscrições são gratuitas e a cada edição, o número de participantes vem aumentando, abrilhantando ainda mais a hora do intervalo da UniFG.