Cursos de Graduação


Medicina


O curso

O Curso de Medicina da Faculdade Guanambi prepara o médico não apenas para o conhecimento dos conceitos e das técnicas clínicas e cirúrgicas, mas também para o desenvolvimento de habilidades e atitudes que humanizam o exercício da profissão. Um dos destaques do curso são as metodologias ativas, utilizadas como estratégias de ensino focada no aluno. O curso foi formulado prevendo-se a utilização de metodologias ativas, dentre elas a PBL (Problem Based Learning), como ferramenta pedagógica principal. Trata-se de método pedagógico didático centrado na iniciativa do aluno, com 30 anos de experiência em cursos médicos do Canadá e da Holanda e que, na última década, tem sido adotado por grande número de escolas médicas no mundo, especialmente na América do Norte. O curso de Medicina da FG foi autorizado pela Portaria MEC n880, de 13/11/2015, publicada no DOU em 16/11/2015.

Isto possibilita ao aluno que aprenda por si próprio, fornecendo-lhe meios e ambientes facilitadores. A transferência do centro das ações de ensino para o aluno é um marco da pedagogia atual e um dos pressupostos da metodologia PBL, sigla em inglês que significa Aprendizagem Baseada em Problemas. Tal metodologia tem algumas características, tais como:

1 – O aluno é responsável por sua aprendizagem, o que inclui a organização de seu tempo e a busca de oportunidades para aprender;
2 – o currículo é integrado e integrador e fornece uma linha condutora geral, no intuito de facilitar e estimular a aprendizagem. Esta linha se traduz nas unidades curriculares e nos problemas, que deverão ser discutidos e resolvidos nos grupos tutoriais;
– a escola oferece uma grande variedade de oportunidades de aprendizagem através de laboratórios, ambulatórios, experiências e estágios hospitalares e comunitários, bibliotecas  tradicionais e  acesso a meios eletrônicos (internet);
4 – o aluno é precocemente inserido em atividades práticas relevantes para sua futura vida profissional;
5 – o conteúdo curricular contempla os problemas mais frequentes e relevantes a serem enfrentados na vida profissional de um médico geral;
6 – o aluno é constantemente avaliado em relação à sua capacidade cognitiva e ao desenvolvimento de habilidades necessárias à profissão;
–  o trabalho em grupo e a cooperação interdisciplinar e multiprofissional são estimulados;
– a assistência ao aluno é individualizada de modo a possibilitar que ele discuta suas dificuldades com profissionais envolvidos, com gerenciamento do currículo e outros, quando necessário.

Modelo pedagógico do curso

O Projeto pedagógico do curso visa integrar as dimensões biológica   e   social (psicológica, populacional etc.)   em   todos   os momentos da graduação. Para tanto, ele é organizado por meio de Módulos e Unidades Curriculares, que orientam-se em sua construção por sistemas orgânicos, ciclos de vida e apresentações clínicas, integrando um conjunto nuclear de conhecimentos, habilidades e atitudes que são desenvolvidos como objetivos educacionais.

Em cada Unidade Curricular estão embutidos os conteúdos das disciplinas, necessários para contemplar e  completar  seus enunciados.  As disciplinas, então, passam a cumprir seu verdadeiro papel – o de áreas de conhecimento. Assim, propomos integrar disciplinas básicas (Anatomia, Histologia, Embriologia, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia, Genética, Biologia Molecular, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Epidemiologia)  e  disciplinas  clínicas  (Clínica  Médica,  Cirurgia, Ginecologia  e  Obstetrícia,  Pediatria,  Psiquiatria)  em  unidades curriculares integradas,  por  exemplo,  a  Unidade  Curricular  de Locomoção,   Concepção   e   Formação   do   Ser   Humano,   Funções Biológicas, Processo de Envelhecimento, Mecanismos de Agressão e Defesa.

A   operacionalização   dos   conteúdos   modulares   se   dará através de problemas relacionados ao processo saúde-doença, com base nas respectivas árvores temáticas (mapas conceituais). Na Faculdade Guanambi, o curso médico será desenvolvido em 6 anos: 4 anos na modalidade PBL e 2 na modalidade Internato Médico. Os 4 primeiros anos foram divididos em Unidades Curriculares de aproximadamente 6 semanas de duração, com exceção de dois, que são anuais (o IESC –Integração em Saúde na Comunidade e a Unidade de Habilidades Profissionais).

Perfil do aluno 

A Faculdade Guanambi  propõe,  em  seus  princípios  e finalidades  para  o  curso  de Medicina,   formar  o  profissional  médico com “formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania,  da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática,   sempre,   a  determinação   social   do processo  de   saúde   e doença “, exatamente tal como são os pressupostos estabelecidos na Resolução  03 de 20 de junho de 2014 (DCNs 2014).

Duração do curso: 6 anos

Turno: Matutino e Vespertino

Coordenação: Prof. Ruy Fernandes Azevedo

Coordenação adjunta: Profa. Thaísa Lima Ribeiro Mendes

Corpo Docente
Alci Fernandes Cardoso
Brunno Henrique Leão Souto
Danila Ramos Pereira Neri
Hubert Délio Malheiros Silveira
Juan Ramon Castelhano Pierra
Kelle Araújo Nascimento Alves
Lana Mara Andrade Nobrega Meyer
Marcelo Augusto Delmondes Kumaira
Nivaldo da Silva Brandão
Rosa Maria Ribeiro Fagundes
Ruy Fernandes de Azevedo
Thaísa Lima Ribeiro Mendes
Valdilson Sérgio Tunes Vieira
Vanessa Cristina Teixeira
Waldemilson Cleber de Castro Vieira
Worquiton Rodrigo Marques Martins

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Tel: (77) 3451-8400