Curso de Odontologia é autorizado com conceito máximo na UniFG

Publicado em 22 de outubro de 2018.


Odontologia é o mais novo curso aprovado pelo Ministério da Educação (Mec) para o Centro Universitário UniFG. A portaria 700/2018, que autoriza a criação do curso, foi publicada no Diário Oficial da União  no dia 18/10/2018. A UniFG recebeu conceito máximo 5 (nota máxima) da Comissão Especial  do Mec, que avaliou a proposta do curso de Odontologia. A instituição foi avaliada em todas as dimensões do instrumento avaliativo, que abrangem corpo docente, proposta pedagógica do curso e infraestrutura.

A avaliação positiva do Mec é fruto de investimentos que a UniFG vem realizando na oferta de cursos na área da saúde, desde a implantação do curso de Enfermagem (primeiro curso na área de saúde na instituição), com uma política pedagógica pensada no sentido de agregar aos serviços de saúde pública oferecidos em Guanambi e região.

Segundo a coordenadora do curso, Dra. Roberta Ezequiel Viana, o curso de Odontologia tem como papel fundamental formar profissionais capazes de atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde com o intuito de mudar a situação de saúde bucal regional. “O Curso vem para somar à rede de saúde de toda a região e consolidar a UniFG como um polo de formação profissional na área de saúde”, afirma. O curso terá duração de cinco anos e será oferecido na modalidade integral, com aulas no matutino e noturno.

A Pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Extensão, Profa. Dra. Blície Rocha, destaca que o próximo passo é a publicação do ato autorizativo do curso, pelo Mec, no Diário Oficial da União. “Após a publicação da portaria que homologa a autorização do curso, definiremos a data do primeiro vestibular para Odontologia da UniFG”, afirma Rocha.

Carreira profissional – O Cirurgião-dentista graduado na UniFG poderá atuar como clínico geral, realizando procedimentos referentes a atenção primária ou básica da área odontológica na Estratégia de Saúde da Família e integrando a Equipe de Saúde Bucal.

No setor privado, poderá atuar como autônomo, realizando diversos procedimentos nas áreas da dentística, endodontia, cirurgia, prótese, odontopediatria, ortodontia preventiva, periodontia etc. Ainda poderá atuar em empresas que oferecem serviços de odontologia aos seus funcionários e como assalariado em empresas privadas de serviços odontológicos.

Para além da formação de novos dentistas, o curso de Odontologia da UniFG passa a organizar novos debates no que se refere à saúde bucal na região. A proposta é que o curso protagonize fóruns que discutam a saúde bucal na esfera da atenção básica e seja elemento definidor da construção da cidadania de boa parte da população que não tem acesso a tratamento odontológico.