Com conceito 4, MEC autoriza curso de Engenharia Ambiental e Sanitária para a Faculdade Guanambi


Publicado em 10 de fevereiro de 2016.

A Faculdade Guanambi recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionamento do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, publicada no Diário Oficial da União 769/2016, de 2/12/2016. O curso recebeu conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5, e soma-se aos demais cursos na área de Engenharia.

Desde a implantação do curso de Engenharia Civil, a FG  iniciou um processo de inserção de cursos da área de Engenharia, numa região que tem seu desenvolvimento comprometido pela falta de profissionais capacitados para exercer suas atividades nas diversas indústrias e construções existentes, necessitando de profissionais vindos de outras regiões do país.

Estação de tratamento de esgoto, obra do programa Saneamento de Minas e Resíduos Sólidos do Governo de Minas. Data: 01-06-2012 Local: Serro MG Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MGNesse contexto, o gerenciamento ambiental, o equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico, a manutenção das condições de sustentabilidade do meio ambiente e a demanda crescente por profissionais na área de saneamento básico no planejamento das cidades na região, são os princípios norteadores do curso Engenharia de Ambiental e Sanitária da FG.

De acordo com a Coordenadora Geral de Graduação, Profa. Dra. Blície Balisa Rocha, o perfil do aluno da FG está voltado para uma atuação crescente, em transformação contínua e diversificada. “A Engenharia Ambiental e Sanitária apresenta ampla inserção em questões de educação ambiental, se fazendo uma profissão de suma importância nos ambientes de debates, até mesmo entre poder público e sociedade civil”, afirma Rocha.

O curso – O curso busca formar profissionais com atitude cidadã, alicerçados em conhecimentos específicos que permitem o exercício da profissão com responsabilidade sócio-ambiental. O objetivo é preparar o profissional para trabalhar pela preservação do meio ambiente e proteção da saúde humana, com foco na redução dos danos causados ao meio ambiente pela ação do homem.

O engenheiro ambiental e sanitário atua no diagnóstico, no manejo, no tratamento e no controle de problemas ambientais urbanos e rurais, dentre outras habilidades profissionais. O campo de trabalho permite ao profissional prevenir, evitar e mitigar danos ambientais oriundos de atividades antrópicas, com enfoque em planejamento, execução, acompanhamento e monitoramento de atividades voltadas para o controle de poluição atmosférica, hídrica e do solo.

Compartilhe! Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+
Tel: (77) 3451-8400