CAPES e FAPESB destinam bolsas de estudo para alunos do Mestrado em Direito da UniFG

Publicado em 22 de fevereiro de 2018.

Única instituição do interior das regiões Norte e Nordeste a oferecer o curso de Mestrado em Direito, a UniFG – Centro Universitário – vem se consolidando como referência em educação superior no Brasil. Transformada em centro universitário em 2017, com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (Mec), a instituição também vem se destacando no programa pós-graduação stricto sensu.

Desde o segundo semestre de 2017 o  Mestrado em Direito recebeu bolsas do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes). O Programa distribui bolsas de mestrado e doutorado diretamente às instituições que possuem cursos de pós-graduação stricto sensu bem avaliados pela fundação. As bolsas da Capes são distribuídas às instituições de ensino superior, que repassam aos alunos por meio de processo seletivo.

Outra instituição que também destinou bolsas para o Mestrado da UniFG foi a  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O órgão é uma instituição pública de fomento à pesquisas científicas e tecnológicas do estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI).

As bolsas de estudo destinadas ao programa de Mestrado da UniFG atestam a credibilidade do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da instituição, que é a única do interior da Bahia que possui convênio coma a Capes e a Fapesb. Isso reflete na procura pelo Programa, que conta com mestrandos de várias cidades da região.

Com área de concentração em Fundamentos e Efetividade do Direito, o Mestrado possui duas linhas de pesquisa: Ética, autonomia e fundamentos do Direito e Democracia, processo e efetividade do Direito.  O Programa se propõe possibilitar aos seus alunos a condição de pesquisadores num ambiente de excelência, com professores experientes e que com sua vivência com o corpo discente também possibilite à instituição a condição de polo de pesquisa em alto nível na área do Direito.