background

UniFG na Comunidade

Balcão de Justiça e Cidadania


O Balcão de Justiça e Cidadania da UniFG foi criado para operar como mecanismo de facilitação de acesso à Justiça, por meio da mediação e da conciliação. O serviço é voltado para pessoas que não possuem condições para custear as despesas processuais. Os discentes do curso de Direito, orientados por professores advogados, colaboram no processo de mediação das demandas apresentadas.

O foco do serviço é a mediação de conflitos e formalização de acordos jurídicos em casos de pensão alimentícia, divórcio, dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade, conflitos cíveis de menor complexidade, relações de consumo, posse, conflitos entre vizinhos, cobranças de dívidas, dentre outros. Os serviços são gratuitos, rápidos e sem burocracia.

Após a conclusão do acordo, tudo é resumido a termo e encaminhado ao juiz para a homologação judicial, sem a necessidade de se marcar uma audiência ou qualquer outro procedimento judicial. O objetivo é promover a pacificação social, através de sessões de mediação e conciliação.

Como ter acesso

O Balcão de Justiça e Cidadania funciona na Av. Barão do Rio Branco, 459, centro de Guanambi. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para saber como utilizar os serviços basta ligar para (77) 3451-5463.