Acadêmicos de Medicina Veterinária realizam visitas técnicas na região de Guanambi

Publicado em 8 de Maio de 2018.

Buscando contribuir na formação de profissionais habilitados, e complementando os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula, estudantes do curso de Medicina Veterinária da UniFG realizaram, como atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas Forragicultura e Conservação de Forragens, e Reprodução Animal, visitas técnicas na região de Guanambi. As visitas foram supervisionadas pelos professores Cassyo Rufino e Danilo Murta, docentes das disciplinas envolvidas

A primeira aconteceu no campus de Guanambi do Instituto Federal Baiano (If Baiano), onde os alunos tiveram a oportunidade de analisar as técnicas de manejo, produção e armazenamento de uma importante grama para alimentação animal – Tifton 85. Outro local visitado foi a sede da Brasmáquinas, ocasião em que os alunos tiveram a oportunidade de verificar, na prática, sistemas de irrigação e seus principais componentes para pequenas e grande áreas.

Os discentes também visitaram a Fazenda Ipanema, no município de Malhada. Na ocasião, os alunos aprenderam sobre o sistema de gestão da propriedade leiteira, observando as instalações do Pivô Central para irrigação do sorgo forrageiro, instalação de silos trincheira para conservação da silagem, tratores e implementos para o corte das forrageiras, vagão distribuidor de concentrado para os animais confinados, lavoura de sorgo forrageiro, bezerreiro, controle zootécnico, controle sanitário e reprodutivo dos animais.

O curso de Medicina Veterinária é extremamente amplo em duas disciplinas, e tem como objetivo lançar ao mercado de trabalho profissionais com possibilidades de atuação de diversas áreas. A função do Médico Veterinário está ligada à manutenção da saúde animal e da saúde humana, fornecendo alimentos de qualidade comprovada à população.