1º Treinão XCP de Mountain Bike contou com o apoio da UniFG

Publicado em 1 de agosto de 2018.


A Associação dos Ciclistas da Serra Geral promoveu, neste domingo (29), o 1º Treinão de Cross Country Ponto a Ponto (XCP) – Desafio dos Morros 2018. O evento contou com algumas parcerias, entre elas a do Centro Universitário UniFG. Apesar do nome treinão, os ciclistas participaram de uma competição, com premiação para os primeiros colocados.

O 1º Treinão contou com a participação de 80 ciclistas inscritos, todos percorreram um circuito de 40 km. A largada oficial foi na Av. Presidente Dutra, bairro novo Horizonte, às 8h. Os ciclistas pedalaram por um percurso com predominância de estrada de terra, sentido Morro do Cangulo, retornando ao mesmo local da largada.

Segundo o presidente da Associação, Cristiano Castro, essa competição será concluída com três etapas. A etapa deste domingo foi a primeira –  Etapa Morro do Cangulo. A próxima etapa, Morro do São Joaquim, ocorrerá no dia 26/08. A terceira e última etapa, Morro de Dentro, está prevista para o dia 30/09.

O ciclista Júlio César, popularmente conhecido como Batatão, conquistou a primeira colocação na classificação geral, com o tempo de 1h19min. Batatão, que é natural de Brumado, mas reside atualmente em Guanambi, afirmou que a rotina de treinos contribuíram para o êxito nessa prova. “A preparação é continua, não só para essa prova, mas para várias provas durante o ano”, disse.

Presença feminina na competição – A manhã não foi especial apenas para os homens. Apesar da predominância masculina, as mulheres também foram representadas por 13 ciclistas inscritas na competição. Com muita desenvoltura, Ana Maria conquistou a 1º colocação na categoria “Elite para mulheres”, o tempo de prova dela foi de 1:32:34.

Aninha, como é conhecida, fala da importância da participação das mulheres em eventos esportivos. “Foi muito bom participar. É uma pena um evento aqui em Guanambi e poucas mulheres participando. O ciclismo é um esporte que traz vários benefícios tanto para o corpo quanto para a mente”, afirmou.